De modo a ultrapassar o processo de luto de uma forma saudável, necessitamos primeiro de saber identificar todas as suas fases. De acordo com o trabalho da psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross, existem cinco fases de luto, cada uma delas representada por emoções e estados de espírito específicos. Vamos compreender um pouco melhor este processo:
1. Negação
A primeira reação que se costuma observar nas pessoas que acabaram de saber da perda de um ente querido é a negação. Além de ser um mecanismo de defesa, este comportamento serve como uma introdução gradual à verdade dolorosa que, eventualmente, será aceite pela pessoa em luto.
2. Raiva
A segunda fase do luto é caracterizada pela raiva. Após aceitar a triste verdade, a pessoa começa a manifestar sentimentos de culpa, indefesa e frustração, que a deixam num estado de desespero e indignação perante o acontecimento. Segue-se depois um período de comportamentos ou pensamentos rebeldes e possivelmente autodestrutivos. No final, a pessoa estará pronta para a próxima fase do luto.
3. Negociação
Nesta fase, a pessoa tenta achar um equilíbrio entre a situação antes da perda e aquela em que se encontra na atualidade. Para o fazer, recorre a pensamentos do género “e se eu tivesse…” aos quais, a outra parte do seu pensamento, tenta responder “não podias ter evitado o que aconteceu”.
4. Depressão
Após o momento de negociação, chega a altura em que a pessoa começa a encarar honestamente a realidade, deixando para trás o sucedido. Aí entra a tristeza característica de todo o processo de luto. Este sentimento pode durar semanas, ou até meses, dependendo de pessoa para pessoa e da forma como esta encara todo o processo.
5. Aceitação
Por fim, chega a fase de aceitação. Como o próprio nome indica, este é o momento em que a pessoa finalmente se consegue conformar com a realidade. Neste momento já é capaz de falar acerca da sua perda de uma forma mais calma e prolongada, sendo até capaz de procurar apoio especializado para lidar melhor com a sua dor.
Todos nós iremos atravessar por um processo de luto. E nunca será fácil fazê-lo. No entanto, devemos saber que é um processo natural e necessário para conseguirmos lidar com a nossa dor.
Voltar