A música é um “tabu” e por isso proibida nesta família, pois o bisavô da personagem principal abandonou a sua família para ser tornar um músico. Quando o jovem decide que se quer tornar músico sofre com a proibição da família, mas como tem este sonho, quer segui-lo a todo o custo.
Com o desenrolar da história o jovem é transportado para o reino dos mortos durante o “Día de Muertos” onde ele conhece o seu bisavô e a verdadeira história por detrás do seu misterioso desaparecimento… No final da história toda a família volta a aceitar a música no seu sistema e o jovem consegue prosseguir com o seu sonho de se tornar um músico.
Deste maravilhoso filme da Disney podemos retirar várias mensagens, entre elas, uma mensagem de esperança sobre a importância de cada um manter vivo e persistir em alcançar os seus sonhos. Outra mensagem prende-se com a importância da história familiar de cada um e como a mesma se reflete nos diversos padrões comportamentais de cada elemento da família. Fica bem claro como o legado de cada família tem um impacto em cada elemento desse sistema familiar e no respetivo desenvolvimento de cada indivíduo, pelo que se revela importante conhecer as raízes de cada um.
Voltar