Sobre o Funeral de Luz

O Funeral de luz é um projeto que nasceu em 2021 por iniciativa de Regina Marques, com o intuito de ajudar a colmatar o sentimento de vazio e solidão, que o contexto pandémico intensificou com a distância social, aquando de uma doença grave e da perda de um familiar.

À luz de uma nova visão sistémica, visa contribuir com maior humanização, através de informação, partilhas e ferramentas digitais para honrar a pessoa falecida; e disponibilizar suporte terapêutico para auxiliar os familiares e a própria pessoa no seu processo de luto.

Missão

Apoiar os familiares e a própria pessoa no seu processo de luto.

Visão

Proporcionar uma abordagem 360.º sobre a perda de alguém próximo e o luto, contribuindo com psicoeducação e disponibilizando ferramentas complementares, integrativas e energéticas, para proporcionar o equilíbrio emocional de quem se encontra em momentos de enorme fragilidade.

Valores

Inovação; Cooperação; Humanização; Espiritualidade; Afetividade e Responsabilidade.

Motivação

  • Proporcionar ferramentas digitais úteis e gratuitas a funerárias e familiares, para divulgação dos atos fúnebres, com total harmonia.
  • Colmatar um sentimento de vazio e de impotência no seio familiar, com a possibilidade de honrar e dignificar o ente querido, através de um espaço dedicado, para prestar publicamente condolências e dedicatórias, homenageando e enaltecendo, por um lado, a vida de quem partiu e, por outro, acarinhando e confortando a vida de quem fica.
  • Incentivar os familiares a expressar, através da escrita, a dor da perda e, com os seus testemunhos e partilhas, promover o sentimento de pertença a um grupo que contribui para apoiar outras pessoas, nos seus processos de luto.
  • Proporcionar ferramentas terapêuticas complementares, integrativas e energéticas para proporcionar melhor qualidade de vida a pessoas que se encontram com doenças graves e a iniciar o seu próprio processo de luto, bem como aos seus familiares.
  • Proporcionar reflexões sociais sobre a temática da morte, com total seriedade e respeito pela diversidade cultural, e preservação dos valores familiares, incluindo as respetivas crenças individuais.